História





Casa de Cultura Raul Seixas

Espaço permanente de arte e criação
 
A Casa de Cultura Raul Seixas, localizada no Parque que leva o mesmo nome, foi inaugurado em 22 de outubro de 1989, na gestão da prefeita Luiza Erundina e da secretaria de cultura Marilena Chauí.

HISTÓRICO

Esse espaço pertenceu a família Morganti. Toda a área da Fazenda onde hoje está localizado o Conjunto Habitacional José Bonifácio é estimada de 1870. A Casa da Fazenda tem sua construção arquitetônica baseada na Itália, começo do século XX, mais precisamente na década de 1930. Em nossa região é um dos últimos casarões e ponto histórico remanescente, encontrando-se em processo de tombamento, pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura.
No espaço aconteceram muitas atividades e especulações, tendo sido  utilizada como casa de campo da família Morganti.
O comendador Pedro Morganti, um dos proprietários, organizava no local, encontros de familiares e amigos. Parte da área da Fazenda foi doada para a Cidade dos Velhinhos em 1960.  Nos anos 1980, o imóvel passou a ser da Prefeitura de São Paulo. Foi utilizada para a realização de missas, solicitada para adaptação e implantação de uma garagem de ônibus. Já tentaram fazer um posto policial da Guarda Civil Metropolitana e foi usada como escritório da COHAB-SP.
Em 1989, vários grupos organizados da região lutaram e conseguiram a transformação do então espaço ocioso em parque municipal, tendo como nome o artista falecido em 21 de agosto de 1989.
Em 22 de outubro de 1989 legalizou-se pela Prefeitura o Parque Raul Seixas administrado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente.



Oferece oficinas artísticas diversas, tais como: canto, teatro, dança, capoeira, violão,  artes plásticas, dentre outras. Além disso, há shows de vários estilos musicais e apresentações diversas de teatro, circo, dança, saraus, hip hop etc. É espaço de convivência e agito principalmente para a juventude. Além disso, a Casa abre espaço para os artistas locais mostrarem  o seu trabalho.
A Casa de Cultura cumpre um importante papel na comunidade, pois é a porta de entrada para arte e cultura para muitos, ponto de encontro e lazer local, serve como local de ensaio e apresentação de diversos grupos e coletivos, formação de público, ponto de doação e circulação de livros, grupos de estudo, palestras, debates, seminários, além der um espaço compartilhado para as secretarias de Saúde (CECCO saúde mental) e Verde e Meio Ambiente;
A Casa, tendo atividades permanentes, tem frequência mensal de público de aproximadamente  2 mil pessoas.

Serviço:
Local: Casa de Cultura Raul Seixas | Secretaria Municipal de Cultura | Prefeitura da Cidade de São Paulo
Endereço: Rua Murmúrios da Tarde, 2ll - José Bonifácio – Itaquera – São Paulo – SP
Fone: (ll) 2521-64-11
Facebook: Casa de Cultura Raul Seixas
Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 9h às 18h

Atualizado em 06 de junho de 2016.

Coordenação: Marcello Nascimento de Jesus

Revisado por Edson Luiz Torrisi, Assistente de Gestão de Políticas Públicas


Curiosidades: 
Rua Murmúrios da tarde - Como surgiu este nome?
A Rua Murmúrios da Tarde, onde fica a entrada do Parque Raul Seixas, em Itaquera, é uma homenagem ao poema homônimo de Castro Alves (1847-1871). "Ontem à tarde, quando o o sol morria / A natureza era um poema santo / De cada moita a escuridão saía / De cada gruta rebentava um canto" são os primeiros dos 55 versos distribuídos em onze estrofes. A obra, publicada no livro Espumas Flutuantes, o único lançado em vida pelo autor romântico, antecipa o estilo descritivo do parnasianismo, que só se consolidaria anos depois, com Olavo Bilac.